segunda-feira, 30 de outubro de 2017



O tratamento com Iboga é por cápsula ou chá?

O tratamento adequado e eficaz com a Iboga deve ser ministrado por cápsulas, isto porque quando ingerida desta forma protege o princípio ativo da Iboga da ação dos ácidos clorídrico produzidos pelo estômago, já administrada em formato de chá além de o paciente não ter a certeza do que esta tomando, e nem mesmo a quantidade do principio ativo existente no chá, o mesmo ao chegar ao estômago sofre a ação do ácido clorídrico impedindo que a quantidade adequada chegue ao fígado para ser metabolizada. Não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia do tratamento feito pela ibogaina em chá.
Ibogaína só foi introduzida à medicina científica ocidental em meados de 1970, mas há diversos documentos do uso da mesma pela tribo Bwiti na África Central durante séculos utilizada em diversas formas inclusive na forma de chá em seus rituais.
Ressaltamos que a Ibogaína em nenhuma hipótese deve ser ministrada juntamente com qualquer outra substância. Principalmente com o chá do Santo Daime, pois diante da ação prolongada da Iboga juntamente com a intensidade do chá de Santo Daime; se a cadeia química destas duas substâncias se unirem dentro do organismo a pessoa poderá sofrer um surto psicótico de difícil reparação.
Devemos lembrar ainda que ao contrário da Ibogaina o chá de Santo Daime só é permitido no âmbito religioso não devendo por tanto ser comercializado, para que tanto o espaço quanto a pessoa que o procura não incorra contravenção penal.

Rafael Figueira
IBTA - Instituto Brasileiro de Terapias Alternativas
(19) 3844-8316

CRACK OU CRAQUE – SOMOS CAMPEÕES E RECORDISTA DE QUAL DESSES?

Somos considerados o país do futebol, acabamos de ganhar a Copa América e somos também reconhecidos por exportarmos craques para todos o...